domingo, 28 de abril de 2013

Sinopse: Série A Seleção – Kiera Cass

Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China, e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças entre dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço.
É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e jóias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Resenha:
Quando comecei a ler o livro, não dei muito por ele, imaginava uma leitura bem bobinha, mas logo nas primeiras paginas o livro já me ganhou, Nós temos uma sociedade distópica, dividida em castas, que seria a nossa divisão social, a Casta Um é da mornaquia, a casta Dois e três, seriam os mais ricos, burgueses, e assim vai decaindo até chegarmos a casta oito, que seria a dos ladrões e mendigos.
A nossa protagonista é da casta Cinco, as dos Artistas, America vive para trabalhar com sua família para conseguir sustentar a todos e não passarem fome, então quando chega a carta da Família real dizendo que ela poderia participar do processo de Seleção para ser a nova princesa, sua família vê uma grande oportunidade para sair  da pobreza. Quem não fica muito animada com a ideia é America que esta apaixonada por Aspem, um casta Seis. O romance deles é proibido pois não poderia uma Cinco casar com um Seis, que é ainda mais miserável que ela.
No começo da história já se envolvemos com todo o drama de America e torcemos por ela, nos apaixonamos por Aspem logo de cara, ele é super fofo, carismático, romântico e muito apaixonado.
Mas logo que America é escolhida entre as 35 meninas e vai para o palácio, para participar da Seleção, conhecemos o Príncipe Maxon  e adivinhem: ele é muito maravilhoso, ele é realmente um príncipe, o tipo de personagem digno de contos de fadas, e ai temos um belo triangulo amoroso, confesso que não sou muito fã de triângulos, por que eu sempre escolho um lado no começo e fico torcendo pra esse lado a história toda, mas o que me surpreendeu nesse livro foi que eu simplismente não consegui escolher, me apaixonei pelos dois personagem e fiquei tão dividida quanto a protagonista.
É um turbilhão de sentimentos, nos sofremos com America, sentimos suas duvidas, se envolvemos com essa sociedade que nos leva a refletir alguns pontos, a Autora frisa muito a questão social da fome e das oportunidades de uma sociedade alienada, as cenas de ação no livros não são muitas, mas ela existem, temos uma sociedade que vive a quarta guerra Mundial, exitem rebeldes que atacam a monarquia durante a história, os nortistas e os sulistas, existe todo um questionamento e perguntas que suguem na nossa cabeça, que sabemos que seriam respondidas somente nos próximos volumes e é muito bom, A Autora tem uma escrita maravilhosamente envolvente, é aquele tipo de livro que você vira a noite lendo ele e depois não sai da sua cabeça.




                                                              Sinopse: A Elite (Segundo livro)



A Seleção começou com 35 garotas. Agora restam apenas seis, e a competição para ganhar o coração do príncipe Maxon está acirrada como nunca. Só uma se casará com o príncipe Maxon e será coroada princesa de Illéa. Quanto mais America se aproxima da coroa, mais se sente confusa. Os momentos que passa com Maxon parecem um conto de fadas. Quando ela está com Maxon, é arrebatada por esse novo romance de tirar o fôlego, e não consegue se imaginar com mais ninguém. Mas sempre que vê seu ex-namorado Aspen no palácio, trabalhando como guarda e se esforçando para protegê-la, ela sente que é nele que está o seu conforto, dominada pelas memórias da vida que eles planejavam ter juntos.America precisa de mais tempo. Mas, enquanto ela está às voltas com o seu futuro, perdida em sua indecisão, o resto da Elite sabe exatamente o que quer — e ela está prestes a perder sua chance de escolher. E justo quando America tem certeza de que fez sua escolha, uma perda devastadora faz com que suas dúvidas retornem. E enquanto ela está se esforçando para decidir seu futuro, rebeldes violentos, determinados a derrubar a monarquia, estão se fortalecendo — e seus planos podem destruir as chances de qualquer final feliz.

Resenha:

Deus! Como eu sofri lendo esse livro, começamos o segundo livro totalmente envolvida nessa sociedade e no romance também. Então tenho que confessar que foi uma leitura muito prazerosa e cheia de emoções e que graças a ter lidos esse livros seguidamente estou sofrendo de uma tremenda ressaca literária, acho que vou surtar por não poder ler o próximo livro ainda, o terceiro livro da Saga não foi lançado nos Estados Unidos ainda e não sabemos quantos livros tem essa serie, que deixa a história ainda mais tensa, acredito que seja uma trilogia, mas não temos como saber ainda.
Eu simplismente vou passar para vocês o que eu senti lendo o segundo livro. Primeiro eu comecei a história torcendo para o Maxon, depois de ter trocado um monte de vezes quando estava lendo a Seleção, resolvi ficar do lado do príncipe por final, então comecei o segundo livro bem feliz e cheia de certezas, e América começou a me irritar, eu acho ela uma mocinha maravilhosa, super forte, decidida e muito honesta, mas assim como o leitor ela também esta cheia de angustias quanto a quem escolher; se ela se entrega a paixão pelo Maxon ou esquece tudo e volta para seu amor com Aspen, ela gosta dos dois e nos também. Ainda para não facilitar a vida dela temos a questão da coroa, será que ela seria a mais indicada para ser princesa? Sera que ela poderia ajudar a melhor uma sociedade tão defasada e antiquada? America começa a surtar num ponto da história e se afasta de Maxon, por outro lado ela se aproxima de Aspen que agora é um soldado da Coroa. Então voltamos a torcer para Aspen. E dai vem aquelas cenas muito fofas com o Príncipe e voltamos a torcer para o príncipe. E aos poucos vamos nos decepcionada com ele, e é um sentimento de traição que invade o drama, mas enfim acontece milhares de coisas e dão um temendo nó da cabeça do leitor. E muito envolvente e intenso.
Torci, me apaixonei, me decepcionei, me desiludi, perdoei,me angustie, me surpreendi e compreendi, mal posso esperar para continuar a ler esse conto de fadas do seculo XXI. Espero que muitas pessoas leiam essa história e se emocionem como eu me emocionei , é simplismento uma serie cinco estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário